Como garantir a qualidade dos serviços terceirizados?

Pensando em terceirizar algum serviço? Algumas boas práticas podem favorecer a uma experiência melhor e garantir o aumento de qualidade e performance dos serviços contratados. Para que você possa obter o máximo no contrato com uma terceirizada é importante monitorar bem a prestação do serviço.

1. OPTE POR EMPRESAS QUE SEJAM REFERÊNCIA NO MERCADO


O sucesso de um contrato de terceirização começa com a escolha de um bom fornecedor. Pesquise bastante sobre o histórico da empresa e busque referências: quem são os seus clientes; como a empresa se posiciona no mercado; quais são os seus diferenciais; é uma empresa que oferecer inovações? Tem flexibilidade?
Além disso, também é muito importante saber detalhadamente como é o funcionamento e a legalidade da organização, a qual você pretende contratar. Uma boa dica é tentar conversar com os próprios colaboradores da empresa.

2. ANTES DE FECHAR O CONTRATO, É FUNDAMENTAL FORMALIZAR E DEFINIR PROCESSOS


O serviço de terceirização deve ser personalizado, afinal, cada empresa terá a sua própria necessidade. O serviço de limpeza para uma clínica de saúde é diferente do serviço de limpeza para um shopping. O serviço de segurança patrimonial para um condomínio será bem diferente de um serviço de segurança para um supermercado ou um banco.
Por isso, para que as tarefas sejam executadas da forma desejada, é preciso que o contratante informe as suas reais necessidades e oriente quanto às especificidades do serviço antes de fechar o contrato com a terceirizada. Em poucas palavras, você precisa ser franco e bem claro.
Uma boa empresa de terceirização vai lhe oferecer as melhores soluções para os seus problemas. Cabe você avaliar e ajustá-las para um melhor “encaixe” na sua organização.
Não deixe partes que julgue importantes para o melhor desenvolvimento do serviço da terceirizada na informalidade. Documente tudo em contrato. Dessa forma, você vai aumentar a sua garantia de ter o serviço terceirizado ideal para o seu negócio e evitará mal-entendidos e frustrações no futuro.

3. APÓS A CONTRATAÇÃO, É IMPORTANTE MONITORAR O SERVIÇO


A melhor forma de acompanhar os serviços da terceirizada é através de um cronograma, com prazos, registros e verificações do cumprimento das obrigações.
Essa recomendação está ligada à questão que falamos anteriormente. Com os processos de serviços bem definidos e registrados em contrato, o seu gerenciamento ficará mais fácil para mensurar os resultados das atividades.
Aqui no Grupo Quality nós oferecemos um sistema online, no qual, você pode monitorar e inclusive, avaliar o serviço em tempo real, com fotos e registros dos colaboradores terceirizados. Por exemplo, você pode definir um cronograma de atividades para a sua equipe de limpeza, controlar as rotas do colaborador, saber onde ele está e até a quantidade de tarefas já realizadas e o que falta ser executado.
Sem dúvidas, a terceirização de serviços contribui consideravelmente para uma melhor qualidade dos serviços de uma organização. Um prédio bem conservado, um ambiente limpo e que traz a sensação de segurança faz a diferença na rotina de clientes e colaboradores, além de agregar muito valor para a imagem do seu negócio.
São inúmeros os benefícios tangíveis e intangíveis para a sua organização. Veja a empresa terceirizada como uma grande parceira do seu negócio para que você possa obter os melhores resultados. Por isso, a sua escolha deve ser muito criteriosa.
Deseja montar um projeto de terceirização em sua empresa? Entre em contato com os nossos consultores e agende uma reunião.

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