Invista na terceirização de áreas estratégicas do negócio e mantenha o foco na atividade-fim; o outsourcing agrega valor e pode ser vital para o crescimento
Ao parafrasear uma das famosas expressões populares, podemos afirmar que “na terra da transformação digital, quem tem conhecimento é rei”. Sendo assim, um dos problemas a gerenciar nos dias de hoje é a lacuna de expertise na sua empresa. Se essa lacuna for ignorada ou não preenchida corretamente, pode se tornar uma dor de cabeça para seu negócio.
Em um cenário como esse, o outsourcing é uma prática recomendada, pois trata-se da contratação de serviços especializados de fora (out = fora; sourcing = fonte), para determinada área (ou áreas, a depender da demanda). Esse tipo de contratação tem o claro objetivo de melhorar os resultados da empresa.
O que iremos abordar nesse artigo:
- O que é outsourcing e como funciona?
- Afinal, outsourcing é terceirização?
- 4 principais vantagens do outsourcing para sua empresa
O que é outsourcing e como funciona?
No mundo dos negócios, o outsourcing é compreendido, de modo geral, como os processos de terceirização, onde o profissional contratado se responsabiliza a desempenhar funções que a equipe interna não tem condições de executar, seja pela falta de expertise ou infraestrutura. O outsourcing surgiu para solucionar problemas e auxiliar gestores em áreas estratégicas, aquelas ligadas ao core business do negócio.
O outsourcing não foca na contratação de profissionais terceirizados para a realização de tarefas ligadas à atividade-fim da empresa, mas em impulsionar áreas onde a empresa não é expert. É fundamental ter em mente que o outsourcing é uma prática que agrega valor e pode ser vital para o crescimento do negócio.
Afinal, outsourcing é terceirização?
Outsourcing é um tipo de terceirização, direcionado às áreas estratégicas para a empresa. Portanto, o propósito é contratar especialistas na área que você tem menos know-how para impulsionar os resultados deste setor. O outsourcing permite que cada profissional trabalhe na área que tenha maior domínio, tornando assim a organização mais forte em todos os setores táticos.
Se a companhia precisa investir em operação de call center por exemplo, mas essa não é sua atividade-fim, o outsourcing garante mais expertise e eficiência, e permite que sua empresa foque no ponto principal do negócio. Para o outsourcing ser aproveitado com todo seu potencial, ele precisa funcionar como uma parceria estratégica entre contratada e contratante. Ambas as partes devem estar alinhadas para que o trabalho gere resultados positivos e inovadores, de verdadeiro impacto no mercado.
4 principais vantagens do outsourcing para sua empresa
Como você já pôde perceber, o serviço de outsourcing é vantajoso porque permite que você conte com a parceria de profissionais qualificados em áreas que sua empresa não é especialista. Queremos te apresentar agora mais 4 vantagens do outsourcing para seu negócio.
Aumento da produtividade. O alcance de mais e melhores resultados não acontece de forma individualizada. Essa vantagem está diretamente ligada ao aumento da produtividade. E de que forma o outsourcing contribui para isso? Pela contratação de mão de obra especializada, é possível investir na atividade-fim, o que aumenta a eficiência do negócio em si.
Riscos reduzidos. Ao contar com a parceria de um profissional especialista, os erros decorrentes da pouca experiência ou falta de conhecimento deixarão de ocorrer.
Redução de despesas. Se você pensa em ter uma equipe dentro da empresa para a área de call center, vai precisar de: 1. Treinamento corporativo especializado, caso deseje aproveitar os colaboradores atuais; e 2. Contratação de novo pessoal. A depender do seu orçamento, essas opções podem retardar o desenvolvimento do seu negócio. Ao terceirizar o serviço de um profissional especializado, esses custos diminuem consideravelmente, pois você se isenta das despesas que uma contratação efetiva demanda.
Foco no cliente. Por último, mas não menos importante, você irá dedicar atenção ao que realmente importa: o cliente. Isso se torna possível porque você não mais precisará dividir seus esforços entre a satisfação do cliente e todos os setores da empresa. Deixe que cada especialista cuide da sua área de conhecimento e foque suas forças em garantir um bom atendimento ao cliente, a oferta de produtos e serviços de qualidade, experiências inovadoras de compra e um relacionamento pós-venda com fins de fidelização.
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