Sua empresa está realmente protegida?

“Minha empresa nunca foi assaltada”. “Meu estabelecimento fica em uma região nobre, nunca tive problemas de segurança”. “A loja vizinha possui câmeras na fachada que acaba cobrindo a frente do meu estabelecimento também”. Essas são frases comuns que costumamos ouvir no dia a dia. Infelizmente, muitas empresas só vão investir em vigilantes profissionais, rondas, câmeras, alarmes, monitoramento remoto ou controle de acesso depois que um problema acontece.
Não seja esse tipo de administrador! Não espere o trauma para agir.
Se você está em busca de formas de otimizar a segurança em sua empresa, instituição, loja, condomínio comercial ou residencial, é fundamental entender primeiro o que é Segurança Patrimonial.

O que é segurança patrimonial

Segurança Patrimonial é um conjunto de ações e medidas de proteção que tem como objetivo prevenir ou reduzir riscos ao patrimônio físico e humano, tanto em termos de danos, interferências e perturbações.
Quando falamos em danos, estamos nos referindo às perdas de materiais causadas por tentativas de assaltos, roubos, furtos, vandalismo, incêndios e outros acidentes que podem resultar em prejuízo material.
As interferências estão relacionadas às ocorrências que podem interferir no desenvolvimento dos negócios e ocasionar prejuízos financeiros. Exemplos: roubo de informações, sabotagem, espionagem.
As perturbações são referentes às situações que podem interferir nas atividades do local, ocasionando prejuízos financeiros.

Como avaliar quais são os riscos à segurança de um estabelecimento?

Muitas vezes não basta apenas contratar uns vigilantes ou instalaralguns equipamentos modernos para garantir a segurança do local. Cada caso é um caso. É preciso analisar e avaliar qual o melhor plano de segurança para o seu estabelecimento. Isso envolve diversas questões. Só após essa análise que é possível determinar quais são os procedimentos necessários para garantir a segurança dos bens físicos, financeiros e também dos seus colaboradores e clientes.
Algumas questões de segurança são comuns à maioria das empresas e você como gestor, pode verificar.

1. Como é o acesso das pessoas a sua empresa?

Verifique as formas de acesso a sua empresa. Isso vale tanto para colaboradores quanto para clientes. Existe algum tipo de controle de acesso? Portaria, recepção ou catracas? É exigido algum tipo de identificação na entrada? É possível entrar com volumes? Há algum tipo de regimento ou monitoramento?
Se nada disso existe (ou existe, mas não funciona bem), podemos dizer que esse é um ponto vulnerável na sua segurança patrimonial.

2. Você já possui algum tipo de “proteção”?

Cercas, alarmes, câmeras e outros sistemas podem ser importantes aliados para a segurança patrimonial, até mesmo para simplesmente inibir a ação de pessoas mal-intencionadas. Porém, é preciso realizar um estudo para considerar a eficiência desses equipamentos.
Quem determinou o local dessas câmeras? Foi um especialista em segurança? Foi o técnico da empresa de câmeras? Ou foi você mesmo? As câmeras estão realmente bem posicionadas?  Há pontos cegos? É o tipo adequado de câmera para o seu estabelecimento? Há alguém fazendo o monitoramento constante do local?
Todas essas questões devem ser levantadas para checar se realmente esses itens de segurança contribuem efetivamente para a sua proteção ou se são apenas um “enfeite”.

3. Já possui vigilantes? Eles são realmente profissionais ou estão “fazendo um bico”?

Estima-se que existam cerca de 03 seguranças clandestinos para 01 profissional – dados da Polícia Federal. Isso é um grave risco para a sua segurança. Pessoas sem o devido treinamento e sem o curso obrigatório para exercer a profissão, comprometem o seu sistema de proteção e podem causar enormes prejuízos – tanto para as pessoas que frequentam o local, quanto para o seu patrimônio e também à imagem da sua organização.Além disso, a sua empresa pode ter sérios problemas com questões trabalhistas. Não vacile!

4. Como são os arredores do local onde está o seu estabelecimento?

Está em uma região comercial? Há um grande fluxo de pessoas ou é uma região mais deserta? A iluminação local é suficiente? Os estabelecimentos vizinhos apresentam algum tipo de segurança patrimonial?
O fato é que assaltos audaciosos, super planejados, que parecem que foram tirados de filmes, na prática são bem raros. A realidade é que quanto mais fácil for para acessar um determinado estabelecimento, maior será a probabilidade de ele ser invadido – se compararmos com outro local que possua uma segurança incorporada. Por isso é importante, que a sua organização esteja preparada para se prevenir.
De maneira geral, além da facilidade de acesso que os bandidos encontram, os casos de assaltos, furtos e roubos são influenciados também pela atratividade do negócio. Bancos, lojas de equipamentos eletrônicos, organizações que trabalham com maquinário caro e indústrias devem sempre ter a segurança reforçada.
Lojas de rua também precisam de atenção redobrada. A princípio, pequenos furtos não representam uma perda tão significativa. Mas, de um ponto de vista mais abrangente, eles podem representar um grande prejuízo a longo prazo. Uma segurança patrimonial bem planejada pode reduzir ou evitar esse problema.
O objetivo da Segurança Patrimonial é impactar, inibir e dificultar a ação de bandidos para garantir a segurança dos bens materiais e também das pessoas. É muito importante contar com um fornecedor especializado em segurança para que você tenha a solução adequada ao seu tipo de negócio, de acordo com o seu grau de risco.

Gostou desse post? Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Sede - Brasília/DF

Quadra 02 Lote 175/185
SAAN-Brasília-DF
Cep: 70.632-200
Fone: +55 61 3323-1259 | +55 61 3327-8150
comercial@grupoqualitymax.com.br

Filial - Altamira/PA

Travessa Coronel Tancredo, 589 - Centro
Altamira-PA
CEP: 68.372-590
Fone: +55 93 3515-4636
comercial@grupoqualitymax.com.br

Filial - Itatiba/SP

Rua João Dalforno, 100
Loteamento Parque Empresarial Aldelelmo Corradini-Itatiba- SP
CEP: 13257-579
Fone: +55 11 4487-1334 | +55 11 4487-1149 +55 11 4524-1907
comercial@grupoqualitymax.com.br

Filial - São Paulo/SP

Alameda dos Arapanés, 1450
Indianópolis-SP
CEP: 04.524-003
Fone: +55 11 94006-2186
comercial@grupoqualitymax.com.br

NEWSLETTER

Se inscreva em nossa newsletter e receba semanalmente conteúdo para se destacar nos negócios

COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

Grupo Quality
@Copyright2021
Todos os direitos reservados

Peça uma cotação

• Formulário exclusivo para solicitar orçamento de serviço; não buscar emprego por este canal.
• Atendemos Brasília, São Paulo e Altamira.